Vidro Temperado, o que é?

O vidro comum passa por um tratamento especial de aquecimento à 700ºC seguido de um rápido resfriamento, esse processo é denominado de têmpera. Através dele é incorporado um conjunto de forças, tração e compressão que aumenta a resistência do vidro em até quatro vezes, sem tirar suas características de transmissão luminosa, aparência e composição química.

Além dá resistência física, a têmpera também proporciona ao vidro resistência térmica, suportando diferenças de temperaturas de até 200ºC. A segurança reside no fato de que ao quebrar-se, o vidro temperado fragmente-se em pequenos pedaços, arredondados e pouco cortantes, reduzido o risco de graves acidentes.

Vidro Temperado, como se produz?

O vidro é cortado e recebe os acabamentos necessários, como recortes e furos de acordo com o projeto. Somente após esses processos ele vai para a têmpera.

Nos fornos horizontais, as chapas de vidro são suportadas por rolos especiais que eliminam as marcas de pinça, assim como as deformações causadas pelo próprio peso. O resultado é um produto de qualidade óptica incomparavelmente melhor. Isto abre, ao vidro temperado, as portas dos mercados mais exigentes da construção civil e da indústria moveleira.

Após a têmpera, não é possível fazer cortes, lapidações ou furos. Podem ser feitos desenhos e aplicações leves, mas isto reduz a resistência do vidro.

Cores

Cores Padrões

COR ESPESSURAS (mm)
INCOLOR 6, 8, 10
BRONZE 6, 8, 10
FUMÊ 6, 8, 10
VERDE 6, 8, 10

Cores Especiais